sábado, 18 de abril de 2009

Ementa - Plano de Ensino



1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS DE ADMINISTRAÇÃO I – Comunicação e Negociação Empresarial
PROFESSORA: Ana Maria Oliveira
SEMESTRE / ANO: 1º Semestre 2009
DATA: 02/03/2009

2. EMENTA


Importância da comunicação. Processos de comunicação; a comunicação interpessoal, grupal e organizacional. A comunicação interna e externa. Criação do Portfólio ACADÊMICO E Profissional.Dinâmica da comunicação organizacional. Administração de conflitos; Processo de negociação: habilidades, problemas e técnicas. Fatores psicológicos da negociação. Tópicos especiais de comunicação e negociação. Estudo de casos.

3. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA


A disciplina apresenta-se como um instrumental necessário à formação do aluno do curso de Administração Geral. É essencial à compreensão dos processos de relações internos e externos das organizações e, também, na formação do futuro administrador, pois não será completo o Administrador (a) que não souber se comunicar e nem negociar.

4. OBJETIVOS


4.1. Geral


Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de compreender, correlacionar e aplicar os conteúdos ministrados relativos à comunicação e negociação empresarial, de modo a sentir-se motivado a ser pró-ativo nas situações que exijam sua participação efetiva e negocial, dentro e fora da organização.

4.2. Específicos

Capacitar o aluno do curso de administração no conhecimento básico dos temas administrativos relacionados à comunicação empresarial, de modo a permitir o seu desenvolvimento e o emprego dos assuntos deles decorrentes em sua futura profissão.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


I – A Importância da Comunicação e da Negociação nas Organizações.
II – Comunicação Empresarial I – Definições e Cenários.
III –Comunicação Empresarial II - Processos de Comunicação.
IV –Negociação I - O que significa negociar.
V – Negociação II – O Processo da negociação.
VI - Tópicos especiais de comunicação empresarial e negociação e Cases.
VII - Elaboração do Portifólio Acadêmico

6. METODOLOGIA


A apresentação dos conteúdos programáticos será feita por meio de aulas expositivas, leituras de textos programados, pesquisas orientadas, com incentivo a discussão em torno dos assuntos econômicos do dia a dia da realidade da comunicação empresarial que estejam sendo veiculados através da mídia e, que tenham correlação com os temas estudados em sala de aula, como também, indicação de leituras, promoção de trabalhos individuais e coletivos, discussões e seminários, além de filmes e atividades simuladas de situações que envolvam a utilização da comunicação e da negociação nas organizações, respectivamente. Confecção e elaboração do Portifólio Acadêmico.

7. RECURSOS DE ENSINO


Sala de aula com quadro negro; projetor multimídia; retro projetor; laboratório de informática; textos específicos fornecidos pelo professor, para a reprodução pelos alunos, pesquisas extra classe e/ou em biblioteca com disponibilidade e compatibilidade de acervo para a pesquisa, como também, leitura e exercícios utilizando revistas de administração e negócios e/ou de comunicação empresarial a serem indicadas, previamente.

8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO


8.1. Critérios de Avaliação e Composição das Notas
Critérios:
Duas provas escritas, trabalhos, seminários e participação.
Ponderação:
Provas - Peso .......................................................70%
Trabalhos, Seminários e participação – Peso.........30%
Sistemática do Curso de Administração Geral
De conformidade com o Regimento Interno, a avaliação do desempenho acadêmico será feita com atribuição de notas de 0 (zero) a 10 (dez).
O aproveitamento acadêmico dar-se-á por meio de duas notas, denominadas de Primeira e Segunda avaliação (1ª e 2ª avaliação), independente do número de avaliações realizadas em cada disciplina.
A média aritmética das duas avaliações resultará na média parcial (MP).
O aluno que obtiver média parcial (MP) maior ou igual a 7,0 (sete), estará aprovado e a média final (MF) será igual à média parcial (MP).
O aluno que obtiver média parcial (MP) menor que 7,0 (sete), terá que se submeter à avaliação final (AF), neste caso a média final será calculada da seguinte forma:
a) A média parcial será multiplicada pelo peso 0,7 ( zero vírgula sete), somado com a nota da avaliação final (AF) e dividido por dois, o resultado será a média final (MF):
[( MP.0,7) + (AF)] : 2 = MF
b) O aluno que obtiver média final (MF) maior ou igual a 5,0 (cinco) será aprovado.
c) O aluno que obtiver média final (MF) menor que 5,0 (cinco) será reprovado e terá que repetir a disciplina.
Importante: 1. Atribui-se nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se à avaliação prevista na data fixada, bem como, ao que nela utilizar de meio fraudulento.

1.1. O aluno que não comparecer às provas deverá requerer 2ª Chamada na Secretaria da Faculdade JK de Valparaiso, mediante requerimento e pagamento de taxa estabelecida pela Faculdade.
No Curso de Administração Geral a avaliação é contínua e ocorre, simultaneamente, nas atividades práticas e teóricas. Serão observados trabalhos individuais e em grupo, prova escrita, participação, assiduidade e urbanidade.
Os trabalhos em grupo (Seminários) passarão por quatro estágios:
1) Realização conjunta do grupo de alunos;
2) Apresentação conjunta do trabalho (quando todos os componentes do grupo deverão saber o contexto total do assunto sobre o qual trabalharam). Caberá ao professor na hora da apresentação, indicar quem falará sobre o quê. O questionamento será determinado pelo professor a cada componente do grupo, sem prévia determinação do item especificado o que significa que todos deverão saber tudo sobre o assunto proposto ao grupo;
3) Entrega do trabalho escrito: digitado e obedecendo às normas da Metodologia Científica para apresentação de trabalhos acadêmicos, segundo a ABNT e,
4) Defesas individuais (constituindo-se na parte mais importante e fundamental).
Assim, as notas dos trabalhos em grupo poderão ser diferentes, pois o professor perceberá as desigualdades, as variações entre os componentes do grupo, considerando o desempenho coletivo, mas também, o individual, levando o aluno ao aprendizado e dedicação maior.

09. ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:

A disciplina de Comunicação e Negociação Empresarial articula-se com a Administração Geral na medida em que a empresa, objeto de estudo da Administração, é um dos agentes fundamentais para a criação de valor para a Sociedade, sendo responsável pela produção dos bens e serviços destinados à satisfação das necessidades humanas.
As teorias relacionadas com a comunicação e a negociação no novo ambiente globalizado e competitivo, onde as pessoas assumem o caráter estratégico fundamental para o alcance dos objetivos e metas estratégicas, que são fundamentais para que o futuro administrador e/ou empreendedor possa compreender o meio ambiente organizacional e econômico em que estará inserido e suas relações, capacitando-se desta forma para visualizar melhor as oportunidades e desempenhar sua profissão com mais eficiência.

10. AÇÕES DE NIVELAMENTO


Palestra do professor sobre a matéria para nivelamento da turma;
Apresentação de palestrante convidado, especialista em comunicação empresarial;
Entrevista individual com os alunos que apresentarem dificuldade de aprendizagem, com indicação de literatura específica e complementar sobre conteúdos da disciplina;
Estudo dirigido com orientação e pesquisas em sites específicos a serem indicados, quando da necessidade;
Acompanhamento individual, se necessário, para dirimir dúvidas e dificuldades, como também,
estudos de casos simples e leitura de matérias publicadas em revistas de administração e de negócios, para que se produza o entendimento aplicado à realidade estudada.

11. AÇÕES DE RECUPERAÇÃO PARALELA


Exercícios sobre os pontos considerados mais necessários e indicação de literatura específica.
Estudo dirigido com acompanhamento on line.

13. BIBLIOGRAFIA


Básica:
SCHULER, Maria. Comunicação Estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.
MARTINELLI, Dante P. e GHISI, Flávia A. Negociação Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica. São Paulo: Saraiva 2009.
PATTON, Bruce; URY, William L.; FISHER, Roger. Como chegar ao Sim – A Negociação de Acordos sem Concessões. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Imago, 2005.
MELLO, José Carlos. Negociação baseada em Estratégia. 2ª Ed., São Paulo: Atlas, 2005.
Complementar:
BURBRIDGE, Richard Marc et alii, Gestão de Negociação. São Paulo: Saraiva, 2005.
MEGGINSON, Leon C. et alli, Administração: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Habra, 2005.
BAZERMAN, M.H. e NEALE M. A. Negociando Racionalmente. São Paulo: Atlas, 1995.
BERLO, D. K. O Processo da Comunicação. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 1991.
ELTZ, Fábio L. F. Qualidade na Comunicação. Salvador. Ed. Casa da Qualidade, 1994.
GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro. Ed. FGV, 1986.
FREUND, J.C. A Arte da Negociação. São Paulo. Ed. Best Seller, 1992.
FULLER, G. Estratégias do Negociador. Rio de Janeiro. LTC, 1993.
PINHEIRO, H. Fernandes. Repensando a Negociação e os Serviços. São Paulo: Ed. Atlas, 1981.
JULIO, Carlos Alberto. A Magia dos Grandes Negociadores. São Paulo: Negócio Editora, 2005.
WEIL, Pierre. O Corpo Fala. Petrópolis. Ed. Vozes, 1983.
Revistas e Periódicos de Administração e Negócios.
Sites a serem indicados.

14. PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES


Curso: Administração
Disciplina: Tópicos Especiais de Administração I: Comunicação e Negociação Empresarial
Professora: Ana Maria Oliveira
Semestre/Ano:
Atividade
Período / Aula
Dia da Semana
1. Introdução e apresentação da Disciplina. Dinâmica introdutória e elaboração do Contrato Pedagógico da Turma.
3/66
Sábado
2. A Importância da Comunicação Institucional: processos, procedimentos, formas, meios e instrumentos. Release de texto complementar.
6/66
Sábado
3. A Importância da Comunicação Institucional: processos, procedimentos, formas, meios e instrumentos. O uso do Manual de Redação Oficial e das Normas Organizacionais estabelecidas pela Empresa. Trabalho individual e de grupo.
9/66
Sábado
4. Elaboração do Portifólio Acadêmico: orientações didáticas para a confecção e seu funcionamento. (Aula no Laboratório)
12/66
Sábado
5. A Comunicação Empresarial: cenários. Exercícios: individual e grupal e texto complementar.
15/66
Sábado
6. A Comunicação empresarial: processos e ferramentas. A Tecnologia da Informação no processo da comunicação institucional. O uso da Internet e da Intranet. Trabalho individual e de grupo.
18/66
Sábado
7. Processo de Comunicação: Filme. Trabalho em grupo e plenária. Texto complementar.
21/66
Sábado
8. Avaliação e Validação da Aprendizagem (A1): Aula no Laboratório de Informática com Apresentação Individual do Portifólio Acadêmico.
24/66
Sábado
9. A Arte de Negociar: processos, procedimentos e relato de experiências. Trabalho individual e de grupo.
27/66
Sábado
10. Aplicação do fluxo de negociação. Tipos comuns que participam do processo de negociação. Filme sobre o Processo de Negociação.
30/66
Sábado
11. A Arte de Negociar: processos, procedimentos e cases. Estudo dirigido e plenário.
33/66
Sábado
12. As relações interpessoais e intrapessoais como instrumentos de facilitação do processo de negociação. Filme e debate.
36/66
Sábado
13. As relações interpessoais e intrapessoais como instrumentos de facilitação do processo de negociação. Filme e trabalho de grupo.
39/66
Sábado
14. Elaboração de Caso sobre Negociação: trabalho de construção em grupo (roteiro e criação). Texto complementar e orientação dirigida.
42/66
Sábado
08/11/08
15. Avaliação e Validação da Aprendizagem (A2).
45/66
Sábado
16. Elaboração de Caso sobre Negociação: trabalho de construção em grupo (roteiro e criação). Texto complementar e orientação dirigida.
48/66
Sábado
17. Negociação: processos e procedimentos – filme
Trabalho em grupo e apresentação.
51/66
Sábado
18. Apresentação de Seminário: grupos.
54/66
Sábado
19. Apresentação de Seminário: grupos.
57/66
Sábado
20. Apresentação de Filme: discussão e debate.
Entrega dos trabalhos e de notas.
Encerramento da Disciplina.
60/66
Sábado
21. Atendimento presencial: Recuperação
63/66
Sábado
22. Atendimento presencial e on line: entrega de notas da recuperação e encerramento do semestre.
66/66
Sábado


Valparaiso de Goiás – GO, 02 de março de 2009.

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