quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mercado de Trabalho






O Mercado de Trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho. Hoje o mercado de trabalho se encontra mais competitivo do que nunca. Profissões de vários tipos surgem enquanto outras desaparecem. Essas novas profissões que surgem exigem um grau cada vez maior de especialização.




Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo 8 de março de 2009





197 Ofertas de cursos
941 Ofertas de empregos
60 Ofertas de concursos
304 Ofertas de Estágio




Donas do poder



Com otimismo, investimentos na qualificação e muita dedicação, elas ganham cada vez mais espaço numa área que - Alguém ainda se lembra? - Um dia já foi de domínio exclusivo dos homens: o Empreendedorismo.
O que une essas mulheres não é a estabilidade, tampouco a data comemorativa. Elas têm trajetórias muito particulares, mas em todas se encontra uma característica comum: alcançar o sucesso por esforço próprio.
Se as estatísticas do Dia Internacional das mulheres ainda insistem em apontar que elas contam com menor participação no mercado de trabalho e renda inferior à dos homens.

Determinação

Em busca do sonho profissional ou movidas pela necessidade de complementar a renda, as mulheres se lançam com empenho nos negócios e já representam quase 50% no ranking dos empreendedores nacionais.

Fonte: C.B – 08 de março de 2009


Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo, 15 de março de 2009




179 Ofertas de cursos
891 Ofertas de Empregos


49 Ofertas de Concursos

268 Ofertas de Estágios




Mercado Cheio de Estilo








Em expansão, indústria da moda abre oportunidades para profissionais de áreas diversificadas. Do nutricionista ao maquiador, o charmoso negócio movimenta carreiras criativas e promissoras.
O mercado da moda não é apenas construído por beldades magérrimas que dão brilho e corpo às coleções no desfile. Nos bastidores, profissionais especializados suam a camisa para que as estrelas do espetáculo continuem ostentando o glamour inerente à moda.
Até a beleza se curva a profissionalização. O crescimento da indústria da moda tem estimulado a procura por novos modelos, chamados de newface, é verdade. Com isso, as agências especializadas ficam sempre dispostas a novas contratações.
“O setor da moda engloba muitas profissões. E, por ser um mercado restrito e peculiar, exige conhecimento específico de todos”, adianta Reginaldo Fonseca.

Fonte: C.B – 15 de março de 2009.


Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo, 22 de março de 2009



164 Ofertas de Cursos


849 Ofertas de Empregos


50 Ofertas de concursos


291 Ofertas de estágios.


Inclusão sem tamanho





Donas de casa unem seus talentos para conquistar independência e espaço no mundo da moda. Com apoio especializado, cooperadas fazem bonito nas passarelas e chegam a ir ao exterior para se atualizar.
Os três ícones básicos do vestuário ganharam companhia. Enquanto no corpo encaixam-se peças P, M ou G, no mercado brasiliense, o I de Inclusão social, traça caminho promissor nas máquinas de costura.
Uma transformação social que ainda ganha toque de glamour. São cada vez mais comuns as participação de cooperativas em eventos de moda. “Muitos estilistas, pensando no mercado exterior, buscam o diferencial. Para isso, inserem em suas coleções as características regionais do Brasil, apostando cada vez mais em produções locais”, explica Fernando Japlassu, presidente da Associação dos Exportadores de Moda do Distrito Federal.
O Talento do Brasil é um iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Mais de 2 mil mulheres de 11 estados e do DF contam com consultorias e recursos financeiros para transformar a biodiversidade em e moda.


Fonte: C.B – 22 de março de 2009




Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo, 29 de março de 2009 .



170 Ofertas de cursos


812 Ofertas de empregos


63 Ofertas de concursos


291 Ofertas de estágios


Seu futuro Logo Ali





Pesquisa aponta as seis profissões que estarão e alta na próxima década, Há um universo de Oportunidades a explorar, já que a maioria das funções sequer existe ainda.
Sustentabilidade é o setor com maior potencial.
A primeira vista, ouvir falar em profissões do futuro pode remeter apenas um mercado de tecnologia, dominado por supercomputadores que facilitam as tarefas dos homens. De fato, as máquinas vieram para ficar e serão essenciais em todos os setores do mercado. Mas, até o final da próxima década, a ênfase crescente na inovação, a busca por qualidade de vida e a preocupação com meio ambiente serão fatores primordiais no delineamento de carreiras profissionais.
O conceito de sustentabilidade lidera. “Não adianta a empresa ter uma postura ecologicamente correta. São necessários profissionais especializados que possam concretizar projetos ambientais para ir além de uma consciência ecológica compartilhada. É preciso por a mão na massa e interagir com a sociedade” diz Renata Spers.
Rota de ascensão
Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração, inovação, qualidade de vida e meio ambiente são os setores promissores até 2020. Confira as profissões relacionadas a essas áreas:
1º Gerente Ecorrelações – Profissional se comunicará e trabalhará com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
2º Executivo de Inovação – Esse executivo vai interagir com funcionários de diferentes áreas para pesquisar, projetar e aplicar inovações.
3º Gerente de Marketing E-Commerce ou Comercio eletrônico – Ele gerenciara desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
4º Conselheiros de Aposentadorias – Serão responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.
5º Coordenador de Desenvolvimento da força de trabalho e Educação Continuada – Gerenciará programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.
6º Bioinformationists – Cientistas trabalhará com informação genética servindo de ponte para outros cientistas que trabalharão com desenvolvimento de medicamentos técnicas clínicas.

Fonte C.B – 29 de março de 2009.



Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo, 05 de abril de 2009





157 Ofertas de Cursos


791 Ofertas de empregos


77 Ofertas de Concursos


274 Ofertas de Estágio





Moderação em Teste








Apesar do corte no orçamento, Governo autorizou, só em março, o preenchimento de 7.394 vagas em concursos. Para especialistas, número indica que a crise financeira não vai interromper as seleções.
Crise financeira X concurso tornou-se uma questão de gabarito controverso. Para alívio dos estudantes. Ao mesmo tempo em que a avisa que tratará o assunto com moderação, o governo federal não para de autorizar novas contratações.
Confira os concursos autorizados em março, pelo governo federal:


Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Ministério da Educação
Agência Nacional de Aviação Civil
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão II
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Exército
Ministério da Agricultura




Fonte C.B – 05 de abril de 2009




Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo, 12 de abril de 2009




105 Ofertas de Cursos


550 Ofertas de Empregos


60 Ofertas de Concursos


219 Estágio






Fale a Língua dos Homens





Certificado de fluência em inglês são cada vez mais valorizados pelos empregadores. Mas especialistas avisam: É preciso investir no diploma que melhor se encaixe em seus planos de carreira.
Exibir no currículo um sonoro “inglês fluente” está deixando de ser o principal atrativo de quem deseja uma vaga no mercado de trabalho. Cada vez mais, os empregadores exigem que a dita habilidade seja comprovada.
Força da Prática
Independentemente da certificação escolhida, o profissional deve ter em mente que não basta conquistar o diploma. No mercado, o importante mesmo é ter o inglês fluente e provar ao empregador a capacidade de usar a língua em diferentes situações.



Fonte: C.B - 12 de abril de 2009


Sem Alternativa Para Vocação

Trabalho & Formação Profissional, Brasília, domingo 19 de abril de 2009








OFERTAS DE CURSOS 770


OFERTAS DE CONCURSO 60


OFERTAS DE ESTÁGIO 269


OFERTAS DE EMPREGO 464


Para os jovens, o futuro tema forma de um X. É comessa marcação no formuláriodo vestibular que elesassinalam não só o curso para oqual pretendem disputar uma vaga,mas também a profissão quevão seguir pela vida afora. Se escolheruma carreira já é uma tarefadifícil, imagine, então, inscrever-seno teste mediante cinco alternativasde curso em cinco universidades.Eis a encruzilhada com quejovens vão se deparar nas universidadesque adotarem o novo Enem,o Exame Nacional do Ensino Médio,anunciado, na semana passada,pelo Ministério da Educação.Dessa forma, se o estudanteperceber que tem nota superior àmenção do curso escolhido comoa primeira opção, ele pode optarpelas demais alternativas da listainicial ou ainda modificá-la, escolhendonovos cursos e instituições.“O acesso à universidadepode ser mais fácil com o novosistema, é verdade. Mas nem sempreo jovem vai conseguir optarpor cinco carreiras afins. Será umdesperdício, visto que muitas pessoasvão começar os cursos e desistirno futuro. Educação não podeser tratada por doses homeopáticas”,pondera João RobertoMoreira Alves, presidente do Institutode Pesquisas Avançadas emEducação (Ipae)

Fonte C.B 19 de abril de 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário